Quais são os cuidados essenciais para o compressor a vácuo?
Cuidados com a instalação com compressor a vácuo
Antes de tudo é preciso pesquisar os modelos disponíveis de compressor a vácuo e escolher assim o que melhor se adapta às suas necessidades. Fora isso, você precisará tomar cuidados com a instalação, pois esta etapa é tão importante que pode comprometer a vida útil do compressor e ainda gerar danos graves a todo o sistema onde a bomba está instalada.
Fique atento principalmente a onde o compressor será instalado. Ele deve ser fixado em instalações que estejam em uma área coberta, com piso regular, sem a presença de poeiras, gases ou poluentes que venham a interferir na produção de vácuo. A bomba a vácuo funciona com energia elétrica, logo, é preciso se certificar das condições da instalação elétrica daquele espaço, verificando se a tensão do local é suficiente para manter o compressor funcionando. Fique atento também a variação de tensão, ela deve ficar entre mais ou menos 10%, que é o mais indicado para este tipo de produto que não pode ser afetado com a mudança de tensão.
Cuidados na utilização da bomba a vácuo
Com a instalação em perfeito estado, você poderá utilizar o compressor a vácuo e aproveitar tudo o que ele pode produzir na sua instalação com muita eficiência. Mas é importante garantir que durante sua utilização a entrada de ar esteja protegida contra a entrada de qualquer material que possa danificar o equipamento. Para algumas instalações, é possível instalar filtros que irão reter ou condensar as impurezas que, em contato com a bomba, gerarão prejuízos ou ainda danificarão todo o sistema. E por falar em filtros, é importante manter uma limpeza desses elementos para garantir que nenhum corpo estranho terá contato com a bomba. A limpeza na parte externa do compressor a vácuo também é necessária. Para isso, utilize um pano úmido e sabão neutro. Troque os filtros de entrada e saída de ar periodicamente e assim você poderá utilizar o compressor por muito mais tempo.