Directory Image
This website uses cookies to improve user experience. By using our website you consent to all cookies in accordance with our Privacy Policy.

Casais Felizes Poupam Juntos com plano de aposentadoria

Author: Natasha Rocha
by Natasha Rocha
Posted: Oct 20, 2016

A Comunicação (ou falta dela) é uma conhecida vilã da vida conjugal. Podendo se revelar potencialmente prejudicial em várias nuances de uma relação, a falta de comunicação tem efeitos devastadores quando o assunto é Finanças.

Pesquisa da American Express revela que 45% dos casais discutem por causa de finanças e 91% das pessoas evitam falar ou trazer a tona este assunto com seu cônjuge, além do drástico parecer que a mesma temática arruína 3 em cada 10 relações.

Nota-se que casais de brasileiros residentes no exterior apresentam uma certa tendência a se deparar com este tipo de problema, visto que muitas vezes a partida do Brasil foi propiciada exatamente por possibilidades de trabalho e acúmulo em um país estrangeiro.

Muitos casais não esperam e, por isso não se preparam, para a nova possibilidade de relação com o dinheiro, pois como expatriados, podem ainda estar em fase de adaptação ao novo país de residência, ou mesmo inseguros sobre como proceder a partir de então, ou mesmo após muitos anos no exterior podem simplesmente ser acometidos por uma incerteza de estarem ou não fazendo a coisa certa.

Em qualquer hipótese, é preciso conversar, abordar o assunto sem chegar "com uma pedra na mão".E aí é que vem a boa notícia: apesar de ser um problema grave, ele é contornável e apresenta solução. Uma relação saudável necessita de diálogos abertos e preenchidos com respeito, atenção e confiança. Quem nunca experimentou aquela sensação de não se fazer entender bem, discutir sobre algum argumento mal interpretado...

Para evitar estes percalços, comece com perguntasmais genéricas e que possam levar à diálogos mais leves.

Como começar? Uma ótima dica para esta primeira aproximação ao tema pode ser:

"Qual é o seu sonho para a plano de aposentadoria?"

Uma pergunta assim leva o interlocutor a mostrar-se como visualiza seu futuro, o que tem em mente para realizar sonhos, abrindo o espaço necessário para ambos mergulharem em um planejamento conjunto e apontamento de metas. Através desta pergunta que acaba percebida como gentil e delicada, o casal consegue estabelecer uma base de diálogo que vai se manter com a manutenção necessária. Ao falar sobre sonhos, podemos iniciar imediatamente uma busca por planos de ação que levem aos objetivos planejados, propiciando integração, sentimento de trabalho conjunto, confiança e visualização de um futuro sólido e feliz.

A partir deste primeiro contato com os planos de futuro, ambos poderão discutir sobre planejamento, gastos, economias. A pauta renderá muitas outras conversas agradáveis e nada estressantes.

O planejamento financeiro para casais é uma regra fundamental que já deve estar valendo desde o namoro! Quantos casais já sobem ao altar endividados? Este cenário não leva nenhum casal ao paraíso. Mas a cumplicidade e a confiança estabelecida entre um casal que dialoga abertamente sobre finanças e planos de futuro é um dos segredos do sucesso no casamento.

O que anteriormente poderia ser um rompedor da paz, pode efetivamente transformar-se num agregador, uma porta para uma nova fase do casamento, com mais inteligência emocional, financeira e, inevitavelmente, alegria pelos sonhos realizados.

About the Author

Brazilian-born Natasha Maggessi Rocha is a Financial Advisor with extensive experience in international finance and tax; based in Dubai and targets Brazilian expats living abroad.

Rate this Article
Leave a Comment
Author Thumbnail
I Agree:
Comment 
Pictures
Author: Natasha Rocha

Natasha Rocha

Member since: Sep 08, 2016
Published articles: 6

Related Articles