- Views: 5
- Report Article
- Articles
- Finance
- Personal Finance
Vale a pena adquirir um bem maior através do consórcio?
Posted: Nov 22, 2016
Para quem tem interesse em adquirir um bem de valor, seja um carro, um apartamento ou ainda uma casa, mas não possui o dinheiro necessário para dar entrada e nem pagar altas parcelas mensais, o sistema de consórcio acaba sendo uma excelente opção.
Já que, esse tipo de operação financeira para a compra de um bem de consumo, possibilita com que um comprador, adquira esse item, sem necessitar dar entrada, sem ter juros exorbitantes em cima do valor total e ainda, sem cobrar multas pesadas em caso de atraso de pagamentos.
Assim, o consórcio tem crescido cada vez mais no Brasil, com milhares de pessoas optando por esse tipo de operação para conseguir comprar aquele item que deseja, sem necessitar fazer grandes operações financeiras ou ainda pior, ter um endividamento grande em cima de parcelas vencidas.
Como funciona um consórcio
O sistema de funcionamento de um consórcio é bem simples de entender, já que não há grandes burocracias e nem complicações nesse tipo de procedimento. Nessa operação, um grupo de pessoas com um bem comum se juntam, para, por meio de contribuições mensais, dentro de um período pré-estabelecido em assembleias, consigam comprar um item determinado, seja ele um carro, uma casa ou qualquer outro tipo de aquisição.
A grande vantagem do consórcio, é que por se tratar de um grupo grande de pessoas contribuindo, não existe uma alta taxa de juros e o gasto de parcela mensal, acaba sendo bem reduzido, possibilitando com que pessoas, as quais, não possuem uma renda mensal elevada, possam adquirir certos tipos de bens.
A taxa mensal a ser paga por cada participante de um consórcio é definida em uma primeira assembleia, a qual, todos os integrantes do grupo participam. Assim, define-se um valor, o qual, todos possam arcar, sem prejudicar ninguém financeiramente.
Em cima desse valor mensal, também é definido quantas prestações cada pessoa do grupo terá que pagar e o tempo de contribuição. Claro que, valores de prestações menores, implica em um tempo de pagamento maior, cada grupo decide de qual maneira quer arcar com os bens a serem adquiridos.
Assim que esse valor é estabelecido, todos os participantes de um consórcio devem pagar, até a data de vencimento, essa parcela mensal. Quem atrasar o pagamento, não vai participar das próximas assembleias, nas quais, serão definidas, em forma de sorteio, o participante ganhador da cota, para conseguir adquirir o bem pretendido.
Mesmo que já ganhou o sorteio e conseguiu, por meio das cotas de todos os participantes, comprar o objeto comum do consórcio, continua pagando até a última parcela, para que todos os membros do grupo também possam comprar esse bem em comum.
Para maiores informações sobre o consórcio, acesse: http://gsocorretora.com.br/consorcio/
A GSO Corretora atua no mercado securitário na comercialização dos mais diversos tipos de seguros, buscando constantemente oferecer aos seus clientes as melhores opções de gerenciamento de riscos e administração.