Directory Image
This website uses cookies to improve user experience. By using our website you consent to all cookies in accordance with our Privacy Policy.

O segredo do som perfeito está na caixa de som

Author: NH Som
by NH Som
Posted: Aug 09, 2017

Um dos principais problemas do universo do áudio, seja no carro, seja em equipamentos de som residenciais, é que muitas vezes se prioriza estética e dimensão em detrimento do que realmente importa, que é como se escuta o som. A caixa de som é, portanto, elementar em qualquer equipamento sonoro, porque é por ela que o som vai ressoar, bom e agradável ao seu ouvido. E, nessa caixa de som, o fundamental é, sem dúvida, o alto-falante.

A caixa de som, também conhecida como caixa acústica serve para impedir que as ondas sonoras dianteiras e traseiras emitidas pelos alto-falantes se misturem e provoquem interferência ou anulação do som. Ela serve também para melhorar a acústica da reprodução do som.

Para ficar fácil de entender como ela funciona, vamos revisar alguns conceitos básicos em relação ao som, que aprendemos na escola quando estudamos alguma coisa de acústica na física. Os sons são divididos em três categorias: graves, médios e agudos, cada uma delas com sua faixa de frequência, que é medida em Hertz (hz). Consequentemente, os alto-falantes de uma caixa de som são fabricados para reproduzir os sons de maior frequência (agudo), baixa frequência (grave) e média frequência.

  • por essa razão que encontramos no mercado os subwoofers que reproduzem o som grave, os mid-ranges que reproduzem o som médio e tweeters que reproduzem o agudo. Uma
caixa de som normalmente é fabricada com mais de um alto-falante justamente para englobar todas as faixas de frequências que podem ser ouvidas pelo homem, que é em torno de 20 Hz a 20 kHz.

Em uma caixa de som, é o filtro eletrônico que faz com que cada tipo de som passe pelo alto-falante que lhe corresponde, otimizando-se, portanto, o funcionamento de cada um deles. Ele equilibra o som, fazendo com que os alto-falantes trabalhem de modo harmonioso, porque o som passa pelo crossover (circuito divisor de frequências) e é direcionado, cada um para seu alto-falante respectivo: agudos para os tweeters, médios para os mid-ranges e graves para os subwoofers.

Muitos sistemas de som são projetados contemplando a instalação de várias caixa de som (alto-falantes), tanto na parte dianteira como na parte de trás do veículo, para uma melhor distribuição do som no ambiente.

Contudo, os profissionais em sistemas de som automotivo costumam recomendar que o mais importante para obter um som perfeito é investir em alto-falantes que reproduzam o som médio na parte da frente. Com uma boa saída frontal de som, também é possível economizar dinheiro e espaço no carro, dispensando a instalação de alto-falantes na parte traseira.

Acesse nosso site e confira os nossos serviços – www.nhsom.com.br

About the Author

Nhilgert Comércio de Eletrônicos agora é NhSom, uma loja com foco em Equipamentos Automotivos, comércio eletrônico, Som Automotivo, Som Profissional, Caixas Trio Automotivas, Caixa de Som Automotivo, especializada em Som e Acessórios para Veículos.

Rate this Article
Leave a Comment
Author Thumbnail
I Agree:
Comment 
Pictures
Author: NH Som

NH Som

Member since: Nov 14, 2014
Published articles: 61

Related Articles