Directory Image
This website uses cookies to improve user experience. By using our website you consent to all cookies in accordance with our Privacy Policy.

Tudo sobre o rebolo diamantado

Author: Geolit Diamantada
by Geolit Diamantada
Posted: Nov 30, 2013

Na usinagem de materiais mais resistentes como os metais, por exemplo, as ferramentas utilizadas devem ser obviamente de materiais ainda mais resistentes para obter o resultado desejado. Para dar nova forma a estes materiais são utilizadas algumas ferramentas específicas.

Uma das mais importantes peças utilizadas na usinagem de materiais como metais duros, rochas e pedras é o rebolo diamantado.

Esta peça é uma roda de material resistente, e em toda sua “volta”, ou seja, sua superfície de utilização é revestida de grãos de diamante.

O diamante é um material extremamente resistente, e é utilizado para cortar com maior precisão, e com maior diminuição de resíduos finos, o que seria impossível caso o material precisasse ser serrado, por exemplo, haveria grande perda de material durante o corte e durante o acabamento da peça.

O rebolo diamantado permite o corte da peça através de frisagem, e também para retificação da peça, ou seja, seu acabamento, polir sua superfície e ainda também como ferramenta de afiar.

Há outras ferramentas diamantadas disponíveis para o mesmo fim, como lixas, serras, brocas, para perfurar materiais ultra resistentes, por exemplo e lâminas. Todas estas ferramentas são compostas por metal e superfície diamantada.

Todas estas ferramentas são utilizadas na usinagem de materiais duros, que precisam ser remodelados para se transformarem em formatos úteis para diversos fins.

Estas ferramentas diamantadas devem ser fabricadas com materiais de qualidade, evitando o desgaste rápido, visando sua longa duração. Esta é a sua principal diferença com relação ao uso de materiais semelhantes, a resistência, mesmo em um processo tão abrasivo.

Porém esta resistência está ligada a qualidade do material, vale ressaltar essa importância, antes de decidir qual marca escolher, o que refletirá e muito no resultado final.

Outras dicas também são importantes para a utilização de rebolo ou de qualquer outra ferramenta diamantada.

Estar atento para utilizar sempre a ferramenta apropriada para o tipo de trabalho que pretende realizar. Cada tipo tem sua aplicação adequada a determinado resultado.

Há inúmeras opções diferentes, se não há conhecimento prévio, deve se pesquisar e se orientar com profissionais experientes no assunto antes de adquiri-las.

Trabalhar com estas ferramentas altamente precisas exigem que sejam tomadas também algumas medidas para manuseá-las com segurança, sendo assim, enquanto a peça estiver em funcionamento não tente realizar nenhum ajuste na peça. A máquina deve ter uma capa protetora, e a pessoa que estiver operando a máquina deve utilizar os equipamentos de proteção adequados.

Acesse nosso site e confira os nossos produtos - www.geolit.com.br

Rate this Article
Leave a Comment
Author Thumbnail
I Agree:
Comment 
Pictures
Author: Geolit Diamantada

Geolit Diamantada

Member since: Jul 25, 2013
Published articles: 1

Related Articles