Contabilidade e sua importância no processo de fusão entre empresas

Author: Hexus Contabilidade

Uma empresa de contabilidade é indispensável nos processos de fusão entre empresas, uma negociação que visa ser vantajosa para ambos os lados e que o contrato precisa ser bem redigido para estabelecer as condições dessa reorganização empresarial. São várias as funções de um contador neste processo, a começar pelos estudos de mercado que devem ser feitos para analisar e levantar as vantagens que a fusão poderá gerar para ambas as empresas. Essa análise é feita com cálculos de custos tributários que deverão ser pagos antes e depois do processo de junção das duas empresas.

Faz parte das funções de um escritório de contabilidade desenvolver essa análise tributária e mostrar para os clientes os tributos obrigatórios que deverão ser honrados durante o processo de junção de empresas. Com essas informações de tributos, os empresários terão como tomar decisões sobre os custos indispensáveis para que as duas empresas se tornem uma. O papel do contador é importantíssimo nessa fase de tributação. Outra fase do processo de fusão são os registros públicos, o que inclui a consolidação das informações contábeis da companhia fundida e os profissionais que continuarão na empresa serão transferidos e terão seus dados atualizados junto aos órgãos de fiscalização trabalhista e previdenciária.

Escritório de contabilidade para fusão de empresas

  • importante contar com o apoio de uma empresa de
contabilidade para conseguir realizar todas as etapas que envolvem a junção de duas empresas, portanto, é indispensável ter um contador para realizar este trabalho. Será este profissional que se responsabilizará pelas questões contábeis, tributárias e trabalhistas que envolvem a questão de fusão de empresas. Além disso, será importante para te ajudar a tomar alguns cuidados ao longo das negociações. Entre os cuidados está a preocupação com a contabilidade das empresas, verificando os controles internos e para atendimento da legislação tributária e trabalhista.

Além disso, é preciso avaliar quais serão os benefícios gerados em relação as reduções de custos operacionais, entre eles o logístico e de pessoal, setores que o empresário desconhece e que apenas um especialista na área de contabilidade conseguirá pensar, listar e analisar. Também será este profissional o responsável por medir se haverá ônus nesse processo de fusão de empresas, como por exemplo a falta de adequação entre os controles internos, o que pode gerar diversas multas tributárias ou trabalhistas. Será o profissional de contabilidade que também poderá analisar se no lugar da fusão de empresas, não é mais indicado fazer a incorporação entre as duas, isso é, quando uma marca prevalecerá na negociação. Procure uma empresa de contabilidade e saiba mais sobre essa processo.