Directory Image
This website uses cookies to improve user experience. By using our website you consent to all cookies in accordance with our Privacy Policy.

Jogos Para Aprender Inglês

Author: Mark Smith
by Mark Smith
Posted: Dec 05, 2017

O ensino de uma língua por muitas vezes pode parecer uma tarefa árdua. Principalmente se não houver um domínio sobre as ferramentas disponíveis no mercado. Desde tutores online à aulas presenciais, uma tática que se prova eficaz são os jogos para aprender inglês.

Há vários fatores que contribuem para a facilitação do aprendizado através de jogos, como:

  • Diversão facilita a assimilação de novos conhecimentos* O sistema de recompensa torna a evolução perceptível* A imersão gera um sentimento de prazer, quando bem executada

Há plataformas como o Duolingo que recompensam o usuário se este passar em seus testes. Dando aos mesmos recompensas por utilizar a plataforma com frequência. Gerando assim um interesse maior ainda em um usuário que deseja atingir níveis mais elevados.

Porém, o Duolingo se mostra mais como uma plataforma e não se encaixaria perfeitamente na categoria "Jogos Para Aprender Inglês", já que o mesmo serve mais como uma prova online.

Se mantendo na categoria de Jogos Para Aprender Inglês, nota-se uma divisão bem clara entre os jogos adultos e os jogos infantis.

Aliás em qualquer mercado se nota tal diferença, porém, quando o quesito é o aprendizado do inglês através de jogos, nota-se algumas características próprias.

Jogos voltados para o público adulto geralmente tendem mais para o lado de plataformas como o Duolingo, enquanto jogos voltados para o público infantil tendem mais para uma brincadeira.

Geralmente a brincadeira pode ser um simples jogo da memória, por exemplo, em que se utilizem nomes em inglês, gerando assim uma assimilação "básica" mas importante na construção da base que a criança terá com a língua.

Jogos Digitais. Exemplo: Metal Gear Solid

Quando entramos na área de jogos para aprender inglês, voltado ao público adulto, se torna difícil desviar do óbvio: os jogos de videogame.

Por muito tempo, foi costumeiro associar videogames à algo infantil, porém, com o crescimento desse mercado, surgiram franquias que se assemelham à filmes e livros em qualidade narrativa.

Um exemplo de jogo que é ótimo para o aprendizado da língua é a franquia "Metal Gear Solid". Produzida e dirigida por Hideo Kojima, a franquia tem como seu alicerce mais impactante a história.

Tendo a narrativa como enfoque principal, o jogo acaba por se tornar uma ótima fonte de diálogos por vezes simples, por vezes rebuscados.

  • s vezes alguns termos pode ser perdido, uma frase aqui ou ali, mas para alguém que busca aprimorar seus conhecimentos, este tipo de mídia sempre se prova uma útil ferramenta e aliado no aprendizado.

Exemplos de Jogos Infantis

Jogos voltados para o público infantil são bem mais fáceis de encontrar, já que alguns jogos de navegador podem satisfazer essa necessidade.

Em uma rápida busca por "jogos para aprender inglês" pode se encontrar sites como:

Onde se pode jogar o jogo "Aprendendo Inglês", um jogo bem intuitivo, com animações bonitas, uma trilha sonora agradável e que além de fazer apenas associações básicas em traduções de palavras, traz também um pouco sobre a história da língua.

Com várias possibilidades e com conteúdo pensado no público infantil, o Iguinho é uma ótima oportunidade gratuita para a criançada.

Lembrando que: Os jogos citados na seção adulta podem servir muito bem para o aprendizado de crianças, apenas por serem mais complexos correm o risco de não cativar a atenção total dos pequenos.

Jogos Físicos

Seja num tabuleiro, num conjunto de cartas ou em joguinhos de memória, há muitas possibilidades no mercado em jogos simples voltados para o aprendizado da língua inglesa.

Geralmente substituindo jogos já comuns do cotidiano, utilizando a língua inglesa parcial ou completamente.

Scrabble: Basicamente como um caça palavras em inglês, Scrabble se destaca por seu incentivo ao raciocínio e uso da língua inglesa, simultaneamente.

Cada jogador tem à sua mão sete letras, colocadas num suporte que fica virado para si. O objetivo do jogador se torna utilizar as letras para formar novas palavras a partir das já dispostas no tabuleiro.

Por Que Jogos Funcionam?

Utilizar jogos para aprender inglês é uma ferramenta que até certo tempo atrás não era possível, porém, em 2017 é uma ótima ferramenta e muitas vezes gratuita.

Jogos em browser, jogos em consoles, jogos de memória, vários níveis e várias adaptações, para cada nível, cada interesse, indo do mais básico ao mais complexo.

Utilizar métodos de entretenimento se prova útil para qualquer aprendizado que seja, incluindo aprender novas linguagens e formas de comunicação.

Dentre outras mídias como músicas e filmes, os jogos ainda têm a vantagem da participação ativa, por vezes coordenando diálogos e levando a situações contextos e relações através de escolhas que serão feitas a partir dos conhecimentos do jogador.

Rate this Article
Leave a Comment
Author Thumbnail
I Agree:
Comment 
Pictures
Author: Mark Smith

Mark Smith

Member since: Dec 05, 2017
Published articles: 2

Related Articles