Directory Image
This website uses cookies to improve user experience. By using our website you consent to all cookies in accordance with our Privacy Policy.

Aprenda sobre segurança e manutenção aquecedores de água

Author: Cem Por Cento
by Cem Por Cento
Posted: Sep 10, 2015

Os aquecedores de água estão se tornando populares no país por conta da conscientização sobre a importância da economia de energia elétrica e também pelo fator ecológico.

Muitas construções novas, principalmente condomínios, são feitas tendo o gás encanado como forma de aquecimento de chuveiros e torneiras e em muitas regiões do Brasil já é possível solicitar a ligação para passar a utilizar esse sistema de aquecimento.

Esses equipamentos funcionam através de uma reação química que gera a queima do gás se transformando em calor. O processo de combustão retira o oxigênio do ar atmosférico e resulta em gases quentes que devem ser eliminados através de uma saída própria chamada de chaminé.

Aquecedores são seguros?

Por conta dessa reação, muitas pessoas ficam em dúvida se o equipamento é realmente seguro, principalmente quando ouvem falar de acidentes causados por aquecedores. Esses acidentes só acontecem quando a queima do gás não é perfeita, gerando a emissão de monóxido de carbono, um gás tóxico para humanos.

Ciente de que estes problemas podem acontecer, a fabricantes tomam medidas preventivas para evitar essas falhas e os modelos mais modernos de aquecedores já possuem elementos de segurança que evitam o superaquecimento e o vazamento de gás.

Mas para que os equipamentos sejam considerados seguros é preciso se preocupar com a instalação do aquecedor e contratar empresas que realizam esse serviço segundo as normas estabelecidas pela ABNT (norma NBR - 13.103).

Cada modelo possui requisitos próprios para que o aquecedor funcione corretamente sem apresentar defeitos ou comprometer a segurança de quem está no ambiente. Por isso seguir o manual é essencial, para assim conhecer todos os acessórios que podem ser necessários para a boa instalação do produto.

Manutenção do aquecedor de água

Além de garantir a instalação segundo os padrões da fabricante é importante encontrar empresas que ofereçam o serviço de manutenção de aquecedores, para verificar se o equipamento está funcionando corretamente.

O técnico especializado pode verificar se os queimadores estão limpos, removendo a fuligem ou qualquer outro resíduo que pode prejudicar o funcionamento do aquecedor. A limpeza é necessária para desobstruir os bicos injetores do gás, se a passagem estiver obstruída o equipamento apresentará falhas e isso pode ser altamente prejudicial.

A ventilação também deve ser analisada constantemente, pois o aquecedor precisa estar em um local ventilado para absorver o oxigênio através de suas aberturas, ao mesmo tempo que a saída de ar - chaminé - precisa estar devidamente instalada para que os gases liberados pelo aquecedor sejam despejados para fora do ambiente.

Para maiores informações sobre aquecedores, acesse o site: www.cemporcentoaquecedores.com.br

About the Author

A 100% Aquecedores se preocupa com o impacto ambiental e trabalha continuamente para oferecer aos seus clientes, produtos e serviços com qualidade superior. http://www.cemporcentoaquecedores.com.br/

Rate this Article
Leave a Comment
Author Thumbnail
I Agree:
Comment 
Pictures
Author: Cem Por Cento

Cem Por Cento

Member since: Sep 12, 2014
Published articles: 54

Related Articles